Logo RA
Selecione a categoria
Imagem do objeto RA
Transporte Passivo Membrana #Kit Mecanismos Celulares

Difusão Simples da Água (Osmose)

A água se difunde pelas chamadas “aquaporinas”, proteínas canais que permitem a livre circulação de água de dentro para fora da célula e vice e versa. A principal diferença do transporte de água para o de substâncias é que a água não é um composto, e portanto não segue a lógica do gradiente de concentração. Ou seja, ao invés de a água se difundir do meio mais concentrado para o meio menos concentrado, ela faz o caminho contrário, sempre se direcionando para o meio mais concentrado (de substâncias diversas), na intenção de “diluir” essas substâncias.

Imagem do objeto RA
Transporte Passivo Membrana #Kit Mecanismos Celulares

Difusão Simples da Água- Osmose em Meio Hipertônico

A diferença de concentração entre o meio e a hemácia gera um movimento efetivo de água através da membrana fazendo com que a célula inche ou encolha. Esse processo de movimento da água causado pela diferença de concentração é chamado de osmose. É por conta desse mecanismo que quando uma hemácia é colocada em um meio hipertônico -com maior concentração de substâncias- ela perde água e plasmolisa

Imagem do objeto RA
#Kit FísicaÓptica Geométrica

Lente Convexa

Lentes são objetos ópticos que refratam a luz, alterando a direção dos raios que as atravessam, com aplicações variadas, como em câmeras e microscópios. Entre os tipos de lentes, as convexas se destacam pela capacidade de amplificar a luz, sendo mais adequadas quando se busca amplificação da imagem. Em uma lente convexa, a luz é refratada para fora, formando uma imagem virtual e ampliada, tornando a imagem mais nítida e detalhada, especialmente em situações de baixa luminosidade ou distância. São usadas em projetores para ampliar imagens em tela grande e em diversas outras aplicações que exigem ampliação de imagens.

Imagem do objeto RA
Transporte Passivo Membrana #Kit Mecanismos Celulares

Difusão Facilitada da Glicose

A difusão facilitada é um processo de transporte de substâncias através da membrana mediada por uma proteína transportadora específica que facilita a difusão da substância para o lado com menor concentração. Essa proteína possui um poro que permite a entrada da molécula, além disso, possui um receptor de ligação em sua parte interna, assim, a molécula a ser transportada entra por esse poro e se liga ao receptor. Após a ligação da molécula com o receptor, a proteína sofre uma alteração conformacional de modo que o poro se abre para o lado oposto da membrana. Por conta da fraca ligação da molécula com o receptor ela é liberada, chegando então ao outro lado.

Imagem do objeto RA
Corpo Masculino#Kit Reprodução Humana

Espermatogênese

A espermatogênese é o processo de formação dos gametas masculinos, os espermatozóides. As espermatogônias são formadas durante o desenvolvimento fetal e se encontram no túbulo seminífero, local em que durante a puberdade ocorre a maturação dessas células. As espermatogônias, portanto, crescem e sofrem diversas divisões mitóticas até se transformarem em espermatócitos primários, os quais sofrem meiose que formará as espermátides. Por fim, as espermátides sofrem diferenciação (espermiogênese) para originar os espermatozóides.

Imagem do objeto RA
Células Sanguíneas#Kit Biologia Celular

Neutrófilo

O neutrófilo é uma célula classificada dentro da classe dos leucócitos, os glóbulos brancos de defesa do corpo humano. Como as outras classes de leucócitos, o neutrófilo possui uma função especifica, que o diferencia das demais: ele atua na fagocitose de bactérias e microrganismos. O neutrófilo possui núcleos com dois a cinco lobos ligados por um filamento de cromatina. Uma neutrofilia (aumento de número de neutrófilos) em hemograma normalmente infere infecção por bactérias. Seus grânulos específicos possuem enzimas para combate de microorganismos.

Imagem do objeto RA
Fotossíntese#Kit Meio Ambiente

Fotossíntese

A fotossíntese é um processo essencial, realizado por organismos autotróficos, como plantas, algas e alguns procariontes. Nesse processo ocorre a transformação da luz solar em energia química para a produção de compostos orgânicos. Água (H2O), nutrientes e sais minerais são absorvidos do solo e dióxido de carbono (CO2) é absorvido da atmosfera. Como produtos desse processo tem-se oxigênio e energia. O oxigênio (O2), que é essencial para a vida na Terra, é liberado para a atmosfera para todos os seres vivos. Já a energia é outro produto requisitado por praticamente todos os seres vivos, sendo transmitida através da cadeia alimentar.

Imagem do objeto RA
Corpo Feminino#Kit Reprodução Humana

Visão Macro da Fecundação

A fecundação é uma sequência de eventos que inicia com o contato do ovócito com o espermatozoide, ocorrendo a mistura dos materiais genéticos e formação do zigoto. Após a ovulação, o ovócito segue pela tuba uterina, chegando à região da ampola, onde pode ocorrer a fecundação. Se não encontrar um espermatozoide, o ovócito segue até o útero e é degenerado. No entanto, em caso de presença do gameta masculino, os sinais químicos liberados pelo ovócito e pelas células foliculares atraem espermatozoides e, caso esse encontro aconteça, ocorre a fecundação. O processo desde o encontro dos gametas até a formação do zigoto dura em torno de 24 horas. A fecundação é uma sequência de eventos que inicia com o contato do ovócito com o espermatozoide, ocorrendo a mistura dos materiais genéticos e formação do zigoto. Após a ovulação, o ovócito segue pela tuba uterina, chegando à região da ampola, onde pode ocorrer a fecundação. Se não encontrar um espermatozoide, o ovócito segue até o útero e é degenerado. No entanto, em caso de presença do gameta masculino, os sinais químicos liberados pelo ovócito e pelas células foliculares atraem espermatozoides e, caso esse encontro aconteça, ocorre a fecundação. O processo desde o encontro dos gametas até a formação do zigoto dura em torno de 24 horas.

Imagem do objeto RA
Células Sanguíneas#Kit Biologia Celular

Eosinófilo

O eosinófilo é uma célula sanguínea de defesa, classificada dentro dos leucócitos (glóbulos brancos). Como as outras células, possui uma função específica na defesa do organismo humano, de modo que o eosinófilo atue nas infecções parasitárias, além de participarem nas reações alérgicas, juntamente com os monócitos. Seu núcleo é bilobulado e possui coloração mais rosada, em relação aos outros leucócitos, por conta de suas granulações serem acidófilas. Em uma análise do hemograma, uma eosinofilia é forte indicativo de infecção por parasita.

Imagem do objeto RA
Células Eucariontes#Kit Biologia Celular

Complexo de Golgi

O Complexo de Golgi é a organela responsável pelo empacotamento de substâncias, direcionando-as para locais específicos (em forma de vesículas de digestão ou de secreção). Essa organela é composta por um conjunto de vesículas achatadas com a porção lateral dilatada. É polarizado, possui um polo por onde “entram” substâncias, a face cis (convexa), e outro por onde “saem” substâncias, a face trans (côncava).

Imagem do objeto RA
#Kit FísicaÓptica Geométrica

Espelhos Esféricos

Espelhos esféricos, classificados como côncavos (convergentes) e convexos (divergentes), são importantes em óptica porque refletem a luz para formar imagens. Os espelhos côncavos concentram os raios de luz em um foco, enquanto os espelhos convexos fazem com que esses raios se dispersem. Os espelhos convexos criam pequenas imagens verticais virtuais, independentemente da posição do objeto, fazendo com que pareçam mais distantes do que realmente estão. Este tipo de espelho é amplamente utilizado em aplicações de segurança e vigilância devido ao seu amplo campo de visão, bem como em espelhos laterais de carros e correção de aberrações em instrumentos ópticos.

Imagem do objeto RA
Absorção de Nutrientes#Kit Mecanismos Celulares

Visão Macroscópia do Trato Gastrointestinal

O trato gastrointestinal inicia pela cavidade bucal onde ocorre a mastigação. Dali o alimento segue para a faringe e em seguida para o esôfago, que conduz o bolo alimentar até o estômago. O estômago possui enzimas para digerir proteínas, mas não absorve muitos nutrientes, ao contrário do intestino delgado, responsável pela absorção de grande parte dos nutrientes, por causa das características específicas de seu lume. O intestino grosso, por sua vez, é a porção final do trato gastrointestinal, onde várias bactérias formam uma microbiota muito rica e essencial para a finalização do processo digestivo, com a formação das fezes, que irão se armazenar no intestino grosso até a defecação.

Imagem do objeto RA
Células Musculares#Kit Biologia Celular

Tecido Muscular Estriado Esquelético

Este tipo de músculo é formado por feixes de células cilíndricas muito longas com vários núcleos localizados na periferia. Possuem muitos filamentos de miofibrilas, as quais são compostas de quatro proteínas que permitem sua contração, são elas: miosina, actina, tropomiosina e troponina. Além disso, possuem estrias transversais, as quais formam faixas escuras e claras delimitando os sarcômeros, unidades de contração do músculo. Essas fibras possuem contração rápida e são controladas voluntariamente. Esse tipo de músculo está ligado aos ossos, permitindo o seu movimento, e tem-se como exemplo o bíceps

Imagem do objeto RA
Digestão de Macro Nutrientes#Kit Mecanismos Celulares

Degradação de Carboidratos

Os carboidratos podem ser divididos em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Um monossacarídeo é a molécula mais simples de carboidrato e não pode ser quebrada, como a glicose e a frutose. Já os dissacarídeos, como a maltose, a lactose e a sacarose, são formados pela união entre dois monossacarídeos e, por conta disso, podem ser quebrados. Por fim, os polissacarídeos, como o amido, o glicogênio e a celulose, são polímeros naturais constituídos por uma grande quantidade de monossacarídeos, como consequência eles também podem ser degradados em moléculas de monossacarídeos.

Imagem do objeto RA
Absorção de Nutrientes#Kit Mecanismos Celulares

Vilosidades do Trato Gastrointestinal

Uma importante característica que o intestino possui é a presença de estruturas que aumentam a área de absorção da mucosa. As pregas de Kerckring ou válvulas coniventes, por exemplo, estão presentes em grande parte do intestino e se projetam para o lúmen, aumentando a área de absorção em até três vezes. Outra estrutura importante são as vilosidades, as quais estão localizadas em toda a superfície epitelial do intestino delgado e aumentam a área de absorção em dez vezes. Por fim, cada célula intestinal possui microvilosidades, que se projetam para o lúmen intestinal criando uma borda em escova.

Imagem do objeto RA
#Kit FísicaInstrumentos Ópticos

Microscópio

Os microscópios usam uma lente convexa para ampliar imagens de pequenos objetos. As lentes convergentes refratam a luz, fazendo com que os raios de luz se encontrem em um ponto chamado foco. Um microscópio possui duas lentes importantes: a objetiva, que amplia o objeto, e a ocular, que funciona como uma lupa e amplia ainda mais a imagem. Juntos, eles determinam a ampliação total do microscópio. Esses instrumentos são importantes em diversas áreas como biologia, física, medicina e indústria, possibilitando pesquisas desde o nível celular até a análise de materiais.

Imagem do objeto RA
Células Musculares#Kit Biologia Celular

Tecido Muscular Liso

Tal músculo é formado por aglomerados de células fusiformes (espessas no centro e afiladas nas extremidades), sem estrias transversais e com um único núcleo central. Nesse tipo de músculo, a contração é lenta e involuntária. Ele pode ser encontrado na constituição de vários órgãos internos, como, por exemplo, nos órgãos do sistema digestório.

Imagem do objeto RA
Sistema SolarPlanetas#Kit Astronomia

Satélite Lua

A Lua é o único satélite natural do planeta Terra e o quinto maior do Sistema Solar, maior do que qualquer planeta anão conhecido até o momento. É o satélite com maior tamanho e massa relativos ao seu respectivo planeta do Sistema Solar. É o segundo corpo celeste mais brilhante do céu, atrás apenas do Sol. Seu brilho deve-se à reflexão da luz solar em sua superfície. Sua influência gravitacional na Terra é a maior responsável pelas marés e pelo lento aumento da duração dos dias. Seu período de rotação em torno do próprio eixo é igual ao período de revolução em torno da Terra, o que faz com que o mesmo lado fique voltado para a Terra.

Imagem do objeto RA
#Kit FísicaÓptica Física e Espectro Eletromagnético

Óptica-Física

O espectro eletromagnético compreende as variações de radiação eletromagnética, desde ondas de rádio de baixa frequência até raios gama com alta frequência, cada uma com propriedades e aplicações específicas. Parte deste espectro, é o visível, cujos comprimentos de onda variam entre 400 e 700 nanômetros e correspondem às cores que o olho humano consegue perceber. O intervalo do espectro visível, além de permitir enxergar tudo à nossa volta, possui aplicações como iluminação, tecnologia de displays e comunicações ópticas. São usadas na criação de luz artificial em vários ambientes através de lâmpadas e LEDs, na exibição de imagens e vídeos em aparelhos eletrônicos, e na transmissão de dados em alta velocidade por meio de fibras ópticas em redes de internet e telecomunicações.

Imagem do objeto RA
Células Ósseas#Kit Biologia Celular

Osteoclasto

Os osteoclastos são células gigantes, móveis e multinucleadas que reabsorvem tecido ósseo participando do processo de remodelação do osso. Essa ação é possível porque o osteoclasto é capaz de secretar ácido e enzimas em determinadas regiões do osso criando localmente uma digestão da matriz orgânica e dissolvendo os cristais de cálcio.